sábado, 11 de novembro de 2017

VOCÊ FICA NERVOSO (A) NA HORA DAS PROVAS?


  • Se você respondeu sim, se liga nas 3 dicas que vou dar.

    Dica 1- A primeira dica é óbvia, mas muitos não fazem: prepare-se para a prova!
    Uma frase que eu gosto muito é: "A sorte favorece a mente bem preparada." Louis Pasteur .
    Vale pra vida, mas também vale para as provas. Ou seja: quando você se prepara, estuda com antecedência e não deixa matéria acumular, o universo conspira a favor. A "sorte" favorece você! Parece que como num passe de mágicas, as questões ficam fáceis e tudo fica claro com água cristalina em sua mente. Portanto, ajude o universo a te ajudar. .

    Dica 2- Não mate-se de estudar na véspera da prova. .
    Essa é uma dica fundamental, principalmente para os que não conseguirem seguir a dica número 1.

    Se você não estudou nada até a véspera da prova, não espera conseguir estudar tudo em 1 hora antes da prova, né? 
    Seja sincero com você mesmo, não se cobre tanto e assuma a responsabilidade dos seus atos. "Não estudei por N motivos e ponto." Não importa o motivo, o importante é você assumir a responsabilidade. Sem vitimismo, coitadismo ou desespero. Não busque desculpas, busque soluções. 
    Uma tentativa é: faça um breve resumo dos principais pontos de cada aula, nada muito extenso. No máximo uma folha de rascunho com toda a matéria da prova. Isso mesmo. Não é uma folha de rascunho para cada aula, é uma folha de rascunho com toda matéria. 
    Isso vai fazer você priorizar as informações mais relevantes e ignorar outras que vão acabar confundindo você na hora da prova.

    Aí, assim que começar a prova, o que você faz? Arruma logo um canto da prova pra escrever tudo aquilo de importante que você estudou no seu resumo. Isso vai ajudar a te deixar seguro para ir "consultando" com calma suas informações ao longo da prova. 
    Se leu até agora, não deixa de ler a última dica! .

    Dica 3- E por último, porém não menos importante, pergunte-se: "O que de pior pode acontecer se eu for mal nessa prova?" Essa é a dica que eu mais gosto, e que nunca ninguém me deu. Tive que aprender sozinho mesmo e tô aqui repassando pra vocês. E gosto dela pra vida! 
    Por muitas vezes deixamos de fazer algo com medo do que pode acontecer, não é verdade? 
  • Poderia citar inúmeras frases pra contextualizar isso, mas vou citar a do grande Sêneca: "Sofremos mais na imaginação que na realidade." Grande verdade! O medo de perder nos impede de ganhar. 

  • Já vi vários alunos desistindo de fazer prova, desistindo de apresentar TCC ou coisas do tipo, simplesmente por medo de uma nota ruim ou uma reprovação. 
  • Aí eu pergunto novamente: o que de pior pode acontecer? 
  • Nessas situações que eu citei, a pior das hipóteses seria um zero bem redondo ou uma reprovação da banca, não é verdade? 
  • E se isso acontecer, a vida acaba? É o fim do mundo? Você vai ser sacrificado em praça pública? Tenho certeza que nenhuma dessas coisas irão acontecer. 
  • Portanto, não vale a pena sofrer e deixar o desespero tomar conta. Se tirar zero, tem a próxima prova. Se for reprovado no semestre, tem o próximo. Se não passar no concurso, terão outros. 

  • Passe a enxergar os problemas como oportunidades de crescimento próprio. Você vai ver como sua visão vai mudar completamente e novos horizontes vão se abrir. 

  • Resumindo então: prepare-se, foque nos pontos principais na véspera e pergunte-se: "O que de pior pode acontecer?" Boa prova!😉

@ensinoemfisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário